Papai Noel Dezordeiro

Por Alexandre Alves*

CheckIn - Papai Noel Dezordeiro

O ano de 2012 chega ao fim só daqui há oito dias, mas enquanto seu lobo não vem, como dizem os mais antigos, fica a questão: “o que fazer antes que o ano acabe?” Para dar uma forcinha na resposta, o Check-In deste mês saiu à procura de algo interessante e descobriu o projeto Natal Dezordeiro, uma iniciativa do MUSAS – Museu de Street Art Salvador.

Essa festa, ou melhor, essa ação comunitária, apresenta as premissas daquilo que o cristianismo traz enquanto base: doação, reflexão e momento de se envolver com o próximo. Isso deveria ocorrer durante todo ano, mas a maioria de nós costumamos lembrar apenas nessa época do ano. Este momento de doação e reflexão é percebido e vivenciado pelo Coletivo de Grafite Nova 10 Ordem, e é deste coletivo que o nome Papai Noel Dezordeiro tem origem e sentido.

A entidade organiza esta ação há cinco anos, e conta com a cooperação da italiana Giovana Carnosa. Ela se tornou uma pessoa de tamanha relevância para o evento ao ponto de receber o título de madrinha. “Nós temos uma espécie de madrinha que conviveu com conosco e acredita em nosso trabalho, e sempre nesse período ela faz alguns postais e vende lá fora, com o valor arrecadado nós revertemos em brinquedos, depois convidamos um senhor que se caracteriza de Papai Noel e os brinquedos são entregues na comunidade”, conta Júlio Costa, um dos membros do coletivo.

A campanha começou no primeiro dia de dezembro. Segundo Júlio, “estamos vendo a melhor maneira e disposição das pessoas de cada comunidade. Entre os dias 22 e 24 serão distribuídos os presentes. Nós queremos todo tipo brinquedos, sendo priorizado os educativos. Nesse ano também vamos fazer arrecadação e entrega de brinquedos em outros bairros”.

Umas das atividades realizadas foi montagem de um presépio, em um dos arcos do Solar do Unhão, no último dia 15. A ação conta sempre com a participação da comunidade Solar e ano que vem pode contar com a sua também, basta dirigir-se a galeria do Museu de Street Art de Salvador (Musas) e deixar um brinquedo, ou vários, se puder. Nada melhor que terminar um ciclo da melhor maneira, exercendo a caridade e contribuindo para um natal bacana para quem precisa.

*Todas as fotos postadas aqui são da edição “Natal Dezordeiro 2011” e encontram-se disponíveis no site: www.ilovemusas.com

Saiba mais sobre o projeto “Natal Dezordeiro”:
http://www.ilovemusas.com/p/papai-noel-dezordeiro.html

Saiba mais sobre o Coletivo MUSAS:
http://www.ilovemusas.com/p/o-projeto.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: